“Quando me deparei com o desafio de iniciar em 2019 um novo trabalho com as quatro classes do ensino fundamental I, senti um forte impulso de “ir além”.
Parti em busca de informações e métodos que pudessem me conduzir a esse “além” e se somassem à bagagem adquirida por mim nos últimos anos com a ajuda das queridas professoras Riva e Ana Cândida, minhas mestras no Micael.

Pretendia aprender e desenvolver novas formas de abordar a disciplina trabalhos manuais e, com isso, também levar “além” os pequenos do 1º ao 4º ano.
No 1º ano isso aconteceu de uma forma bem especial, num trabalho com lã suja de carneiro. 
Começamos com uma história e, a partir dela, embarcamos numa viagem sensorial, em que a cor, o cheiro e a textura da lã mudavam a cada aula, oferecendo novas experiências visuais, olfativas e de tato aos alunos. 
Num primeiro momento, as crianças manipularam a lã crua e suja, exatamente da forma como ela se encontra após a tosquia. Depois de lavar os tufos, os alunos se surpreenderam  ao ver como a lã ficou branquinha, pronta para ser cardada com as mãos na aula seguinte.
Depois de cardar a lã, na última etapa os alunos conseguiram fiar material suficiente para confeccionar uma pequena pulseira.
Graças à riqueza dessa vivência, as crianças puderam entender a origem e as transformações pelas quais passa o material que as acompanhará por muito tempo nas aulas de trabalhos manuais. Tudo isso sem que fosse necessário nenhum tipo de discurso teórico!”
Por Claudia Polito, professora de trabalhos manuais do ensino fundamental 1
Fotos: Katia Geiling