“O ser humano é humano na medida em que cria, de dentro para fora, pensamentos, sentimentos, ações. E o início dessas criações é o brincar.”

Ute Craemer, educadora

Maternal

Jardim de Infância

TENHO INTERESSE

Maternal

A criança pode ingressar no maternal do Micael a partir de 2 anos.  A sala conta com uma professora e uma professora assistente e tem o aconchego de uma casa. As atividades seguem um ritmo suave: há o brincar dentro e o brincar fora, o momento do ritmo de época, de ouvir contos de fadas, de desenhar, ouvir o kântele, cuidar da horta e preparar o pão. O lanche é o momento de aprender a venerar e apreciar os alimentos, sempre bem variados e saudáveis. Quando há colheita na horta, cenouras, rabanetes, pepinos e o que mais a terra tiver oferecido também vão para a mesa.

Veja aqui como é o nosso processo de matrícula

Jardim de Infância

As turmas de jardim de infância do Colégio Micael são formadas por crianças a partir de 4 anos, que permanecem no jardim até o momento de ingressar no 1º ano.

Durante o período em que os alunos ficam na escola, a alternância entre o brincar livre e as atividades dirigidas em grupo funciona como uma grande respiração — expansão e contração. Nessa fase, o aprendizado se dá pela imitação. Por isso a atitude do adulto é tão importante.

Em todos os momentos, as crianças trabalham, de maneira lúdica, a coordenação motora ampla e fina, os sentidos, a concentração, a linguagem oral, a orientação espacial, a lateralidade e a socialização.

Horário estendido

Em 2024, demos início a atividades em horário estendido, das 7h10 às 17h, para crianças do Maternal e do Jardim de Infância. As aulas apenas no período matutino, das 7h10 às 12h, continuarão sendo oferecidas normalmente.

Como as famílias hoje se equilibram numa rotina com dias de trabalho remoto e dias de trabalho presencial, haverá flexibilidade na contratação do horário estendido: ele será oferecido de uma a cinco vezes por semana, dependendo da necessidade da família.

Sua criança poderá ter um ritmo saudável durante o dia todo, com a condução cuidadosa de nossas professoras, longe de telas e em contato com a natureza.

No período da manhã, as atividades seguirão normalmente, com o brincar livre, as atividades relacionadas à época do ano e as vivências semanais que são oferecidas de acordo com a idade do aluno.

O almoço, preparado na cantina da escola com a supervisão de nossa nutricionista, será servido no próprio espaço da Educação Infantil.

Sempre haverá opções veganas e vegetarianas no cardápio, elaborado com ingredientes orgânicos e biodinâmicos. O lanche da tarde também será oferecido pela cantina da escola.

Ritmo saudável

Uma das salas de nosso espaço será preparada para que o momento da soneca pós-almoço aconteça num ambiente tranquilo e acolhedor.

Depois do descanso, haverá momentos de brincar livre e vivências que fazem parte da rotina de uma casa, como assar um bolo, fazer pão, preparar biscoitinhos… O ritmo dentro e fora, com expansão e inspiração, será cuidado o tempo todo, como propõe a pedagogia Waldorf.

Veja aqui como é o nosso processo de matrícula