“Nossa meta é que o aluno chegue ao 12º ano com o olhar completo do uno, do todo. Que tenha consciência de que o mundo é bom, belo e verdadeiro, tudo ao mesmo tempo.”
Mauro Porrino, professor de matemática do Colégio Micael
O novo Ensino Médio no Colégio Micael
Durante dois anos, um grupo de docentes do Colégio Micael se dedicou a um estudo bastante cuidadoso sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as determinações do Novo Ensino Médio. O objetivo era cumprir a legislação, mas sem abrir mão daquilo que é essencial para a pedagogia Waldorf.
Definiu-se então que parte dos Itinerários Formativos oferecidos pela escola seja comum a todos os estudantes. Dessa forma, os jovens continuam tendo ao longo de todo o Ensino Médio vivências fundamentais para a nossa proposta pedagógica, como o canto coral, a agrimensura, as artes, a astronomia, a euritmia, as danças brasileiras…
O restante das horas de Itinerários Formativos são especificas e devem ser dedicadas a uma das duas trilhas que o estudante escolhe ao final do 10º ano:
Itinerário Dinâmicas Sociais na Contemporaneidade – Global/Local (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Linguagens e suas Tecnologias), com os seguintes grandes temas:
– O povo brasileiro e sua relação com o mundo
– O rural e o urbano
– Globalização e contemporaneidade
– Sociedade e cultura
Itinerário Natureza das Formas Restauradoras (Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias), com os seguintes grandes temas:
– Natureza: fenômenos naturais e sentidos para o ser humano
– Recursos naturais energéticos: a natureza virando recurso
– Antropoceno: impactos socioambientais e ecologia
– Eu e o mundo: cultura restauradora
Além das aulas comuns e específicas dedicadas aos Itinerário Formativos, nosso currículo contempla as disciplinas dedicadas à Formação Geral Básica, como História, Geografia, Física, Biologia, Química, Matemática, Português, Artes, Educação Física e Inglês. Todas elas são ministradas com o colorido da pedagogia Waldorf, incentivando o jovem a desenvolver pensamento crítico e a enxergar os fatos sempre por diferentes pontos de vista.
Integração
O nosso Ensino Médio é formado por turmas A e B. Os estudantes das turmas A são pagantes, têm aulas nos períodos da manhã todos os dias e, duas vezes por semana, também no período da tarde.
Os alunos das turmas B estudam no período da tarde e da noite e
são atendidos por uma ação social do Colégio Micael que oferece bolsas integrais para jovens de baixa renda que moram no entorno da escola.
Essa iniciativa transformadora completou dez anos de fundação em 2023 e garantiu ao colégio a certificação CEBAS (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social) na área da Educação.
Parte das aulas relacionadas aos Itinerários Formativos acontecem no período da tarde e reúnem as turmas A e B, promovendo uma maior integração entre os dois grupos, num processo bastante enriquecedor de contato com realidades diversas.
O papel do tutor de classe
Cada classe de ensino médio de uma escola Waldorf tem um tutor que a acompanha do 9.º* ao 12.º ano. Esse professor coordena as atividades e os projetos do grupo, atuando como orientador. Ele também ministra as aulas de sua especialidade e é uma figura de referência para os estudantes e suas famílias nas questões relativas à aprendizagem. Semanalmente, o tutor se reúne com a turma para tratar de assuntos de interesse geral. Sua atuação visa sempre o desenvolvimento da autonomia dos jovens.
Veja aqui como é o nosso processo de matrícula
Alguns destaques do currículo
9º ano* (ainda é fundamental, mas segue a estrutura do médio)
Tecnologia
O adolescente ainda é muito ligado ao fazer que tanto o acompanhou no ensino fundamental. Para que possa compreender bem a aplicação prática das leis da mecânica, um dos temas de física desse ano, o aluno desenvolve o projeto individual de montagem de uma bicicleta, que é levada para casa ao final de um semestre letivo.
Artes
O currículo foi elaborado para fortalecer as habilidades humanas do jovem, que agora faz seus próprios julgamentos. Por meio do desenho de observação e perspectiva, os alunos se aprofundam na percepção apurada do mundo que o rodeia. Trabalham somente com luz e sombra. Outro ponto importante nessa faixa etária é a criação de objetos utilitários. Isso é vivenciado com técnicas de modelagem em argila: cada aluno escolhe um animal brasileiro para produzir um utensílio com características zoomórficas.
Trabalho anual
Cada aluno ou dupla escolhe um assunto e desenvolve um trabalho sobre ele. O objetivo é buscar uma abordagem interdisciplinar e exercitar o pensar crítico diante do tema. Além do texto escrito, há uma apresentação oral e pública, na qual se compartilha com a comunidade escolar o entusiasmo pelo estudo.
* No Colégio Micael, o 9º ano já segue a estrutura do ensino médio, mas, oficialmente, ainda faz parte do ensino fundamental. O certificado de conclusão do ensino fundamental só é emitido com a conclusão desse ano.
10º ano
Agrimensura
Na época de agrimensura, técnica de medição de terrenos por meio de um instrumento apropriado, o teodolito, o jovem coloca em prática operações matemáticas que, normalmente, os alunos de outras escolas não sabem para que servem no dia a dia. Depois de algumas semanas de contato com a matéria em classe, a turma sai a campo com o professor para realizar a medição de uma propriedade rural. Divididos em grupos, medem e anotam tudo o que observam no terreno, fazem os cálculos e, a partir deles, desenham a planta topográfica do local.
Artes culinárias
Nessa fase em que os alunos adquirem maior autonomia na vida prática, as aulas de culinária trazem à consciência a importância da qualidade da alimentação, levando-se em conta não apenas as propriedades nutricionais do que se coloca no prato, mas também a sua maneira adequada de preparo. Durante as aulas, os alunos ainda aprendem como planejar as compras do dia a dia para evitar desperdícios.
Primeiros socorros
Essa disciplina complementa o estudo antropológico que se constrói desde o ensino fundamental em nossa escola. O conhecimento integral do ser humano proporciona autonomia, iniciativa e consciência a respeito dos cuidados com a saúde e com o corpo.
11º ano
Astronomia
A astronomia tem grande importância no currículo Waldorf, aparecendo em várias oportunidades ao longo da trajetória do aluno. No 11.º ano, as questões são abordadas com maior profundidade. Os jovens aprendem, entre outros assuntos, a revolução de Galileu, as concepções atuais sobre a origem do universo, a caracterização e reconhecimento das constelações zodiacais e até o histórico da exploração espacial. Há uma viagem pedagógica para observação e reconhecimento do céu austral.
História da música
Neste ano os alunos têm contato com aspectos da apreciação musical, observando técnicas de composição de cada período e traçando um paralelo com a história da humanidade.
Artes
São feitos estudos de proporção e da anatomia humana para a modelagem de figuras que expressam sentimentos por meio da postura corporal e da relação com o ambiente.
12º ano
Biologia
Estudam-se as leis da genética e a reprodução humana, discutindo-se a evolução orgânica dos seres vivos e do ser humano em vários sentidos – biológico, antropológico, cultural e espiritual. Questões polêmicas, como os aspectos éticos da manipulação genética, já podem ser debatidas pelos alunos com maturidade.
Matemática
O estudo da teoria das probabilidades dá ao aluno ferramentas científicas para lidar com a questão das chances de um evento ocorrer ou não e permite um contato mais consciente e livre com dados desse tipo, desmistificando uma série de distorções comuns. O tema ainda traz luz e organização ao pensar, atributos mais que necessários para o jovem aos 18 anos.
História da arquitetura
Como os homens vivem e moram? Como evoluíram as cidades? Por que cada povo realizou um modelo próprio de urbanização? Qual a noção de conforto, da pré-história até hoje? Que interesses econômicos e políticos estão por trás das escolhas das construções e dos materiais utilizados nelas? Essas são algumas das questões levantadas durante a época de história da arquitetura.
O teatro
Numa escola Waldorf, as atividades teatrais têm fundamentação pedagógica e fazem parte do currículo para todos os alunos.
No 12º ano, a peça de teatro é um marco importante, especialmente numa época em que os jovens quase não vivenciam mais ritos de passagem. Ao longo de alguns meses, a turma acumula suas atividades curriculares normais com as atividades relacionadas ao teatro: laboratórios de expressão corporal e desinibição, oficinas de arte da fala, ensaios de canto, preparo da cenografia, dos figurinos, da iluminação…
Os próprios alunos, com assessoria do tutor da classe e do diretor da peça, assumem a produção da peça – da coleta de fundos à criação do cenário, dos figurinos, da trilha sonora… É uma linda oportunidade de colocar em prática as habilidades artísticas que fizeram parte da formação do aluno desde os primeiros anos do ensino fundamental.
Canto coral
Além de proporcionar a experiência de fazer música em conjunto, as aulas de canto coral ajudam no aperfeiçoamento da respiração e na boa emissão da voz. Além de proporcionar a experiência de fazer música em conjunto, a atividade ajuda no aperfeiçoamento da respiração e na boa emissão da voz.
São três etapas: relaxamento, para garantir uma boa postura e eliminar qualquer tipo de tensão muscular, aquecimento vocal e leitura de repertório – a prática do canto propriamente dita.
São lidas partituras em diversos idiomas – latim, inglês, espanhol, francês, alemão etc. Estudam-se tanto os compositores clássicos como os populares.
Os alunos também vivenciam o ritmo no corpo por meio da percussão corporal durante as aulas. O estudo do som a partir do próprio corpo enriquece e aguça a percepção musical dos jovens, de dentro para fora. Com esses recursos musicais, os alunos adquirem ferramentas para criar composições e arranjos musicais que muitas vezes acabam fazendo parte do repertório dos concertos do coro formado por eles, o Coral Jovem Micael.
Concerto A Música dos Povos Originários, que o Coral Jovem Micael apresentou em dezembro de 2022