Quatro dias de arte e integração
Publicado em: 14/09/2018
Durante o feriado de 07 de setembro, o Colégio Micael foi palco do Arte10 2018, que reuniu 144 alunos e 16 professores de oito escolas Waldorf de diversas partes do país: Aitiara, de Botucatu (SP); Anabá, de Florianópolis (SC); Veredas, de Campinas (SP); Viver, de Bauru (SP); Rudolf Steiner de Minas Gerais, de Belo Horizonte (MG); Francisco de Assis, de São Paulo (SP); Rudolf Steiner (SP) e Micael (SP).
Nos quatro dias de evento, os jovens puderam trocar muito e vivenciar a arte em suas diversas formas. Houve oficina de teatro do improviso, de poesia da resistência, pintura tie dye, marmorização, arte da fala, culinária… Todas elas ministradas por alunos ou professores das escolas participantes.
Os garotos e as garotas do 10º A do Micael cuidaram de toda a organização, um desafio enorme. “Nós nos dividimos em comissões: limpeza, orçamento, programação, alimentação, recepção, camisetas e segurança. A responsabilidade era grande, muitas escolas vieram de longe, gastaram com passagem, mas não podíamos ter medo”, ressalta Leonardo Andreotti, um dos alunos da classe. “Foi muito bom a gente saber que tem capacidade para fazer um evento dessa escala”, comemora o aluno Caio Alves.
Deixar a escola impecável no domingo, quando tudo acabasse, era uma das missões do grupo, que contou com ajuda de todos os participantes durante o mutirão final de limpeza.
Os alunos ficaram alojados nas salas de aula do fundamental. As garotas no andar de cima e os garotos, no piso de baixo. Para promover integração, cada sala-dormitório acomodou jovens de diversas escolas.
Embora não façam parte das atividades curriculares, grandes encontros de estudantes de ensino médio são uma tradição nas escolas Waldorf brasileiras. O mais antigo deles é o InterWaldorf, que acontece no 9º ano e tem o esporte como foco. No 10º ano, a arte é a grande catalisadora da integração com o Arte10. O Uni11 e o ReUni12 costumam promover discussões sobre temas definidos pelos próprios jovens de 11º e 12º anos.
O logo do Arte10 foi criado pela aluna Sara, da Escola Waldorf Rudolf Steiner de Minas Gerais