Você sabia que, de acordo com a visão da antroposofia, a vitalidade está diretamente ligada à qualidade alimentar? Outros fatores estão envolvidos, mas é por meio do alimento que o ser humano absorve a energia vital do cosmos. Quanto mais próximo de sua condição natural, mais vitalidade o alimento carrega. Portanto, para compor uma lancheira saudável, é preciso deixar de lado produtos industrializados, cheios de açúcares, gordura hidrogenada e sódio.
Seguindo essa direção, precisamos evitar ao máximo refrigerantes, bolos industrializados, salgadinhos, biscoitos recheados, sucos de caixinha e tudo o que for açucarado e ultra-processado. Aqui no Colégio Waldorf Micael, recomendamos às famílias que esse tipo de alimento não faça parte do lanche das crianças e jovens.
E o que devemos incluir na lancheira para que ela seja saudável e gostosa? É importante variar os alimentos, sempre equilibrando carboidratos, proteínas e fibras.
Sugestões para incluir na lancheira
- Sanduíche de pão integral recheado com peito de frango, coalhada seca, manteiga, ricota com ervas, húmus, babaganuche, mel ou geleia; folhas e vegetais frescos podem complementar as combinações. Tapioca com esses mesmos recheios é uma boa variação para não enjoar
- Frutas da estação
- Mix de castanhas
- Milho cozido
- Ovinhos de codorna cozidos
- Chips de batata-doce ou abobrinha (basta cortar os vegetais em fatias finas, temperar com azeite e sal levar ao forno até ficarem crocantes)
- Granola ou barrinha de cereal caseira
Há alguns anos, um grupo de mães do Colégio Micael pesquisou a fundo o tema da alimentação antroposófica e da composição ideal de lancheiras e criou o manual Lanches Gostosos e Nutritivos: uma Criança Feliz, que ajuda muitas famílias até hoje. Baixe aqui o material, que traz receitas fáceis de preparar com os pequenos.