Ação social

Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas.
Pessoas transformam o mundo.

Paulo Freire, educador

Ação social

“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.”

Paulo Freire, educador

Histórico

Em 2011, um grupo de professores do ensino médio do Colégio Micael decidiu criar um cursinho pré-vestibular noturno e gratuito para os jovens da comunidade e contribuir para que eles tivessem maiores chances de ingressar numa universidade pública e de qualidade. A proposta recebeu amplo apoio da mantenedora e da comunidade e teve início em 2012, beneficiando 25 jovens.
Logo nos primeiros meses, os professores envolvidos na iniciativa notaram que a base que faltava aos estudantes, todos egressos de escolas públicas das redondezas, era grande demais. O cursinho não dava conta de suprir tantas lacunas de formação. Era preciso oferecer mais e atingir aqueles jovens mais cedo.
Por que não criar um ensino médio noturno e gratuito, fundamentado na pedagogia Waldorf, para os jovens do bairro? A ideia logo ganhou corpo e, com a adesão da comunidade escolar, teve início no ano de 2013.

Proposta transformadora

O ensino médio social do Colégio Micael, formado pelas turmas B, contribui para que jovens de baixa renda recebam uma formação holística, tornem-se mais conscientes de seu papel no mundo, capazes de transformar a própria realidade e a realidade da comunidade onde vivem.
A proposta da pedagogia Waldorf vai além do conceito de preparar alunos para exames ou para o mercado de trabalho. Ela contribui para o desenvolvimento de todas as potencialidades do jovem. As artes têm um papel importante nesse processo, assim como as manualidades e as vivências proporcionadas pelas viagens pedagógicas. Um ensino médio gratuito e fundamentado nesses conceitos é um projeto inédito no país.
O currículo segue a pedagogia Waldorf, mas com algumas adaptações. Como ingressam na escola somente no 10º ano (que corresponde ao 1º ano do ensino médio), os jovens estudantes têm aulas que, normalmente, fazem parte do currículo do ensino fundamental nas escolas Waldorf, como tricô, tear e marcenaria.
A integração com os demais jovens do ensino médio é grande e acontece em diversos momentos. Em 2017, o potencial transformador dessa iniciativa foi reconhecido pelo poder público: o Colégio Micael recebeu do Ministério da Educação a certificação CEBAS (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social), consolidando essa ação tão importante.

Trabalhos de marcenaria do 12º B
    Trabalhos de modelagem do 10º B