Por Daniane Rolle, professora do Jardim de Infância do Colégio Micael

Na Educação Infantil Waldorf, o aniversário de cada criança é um dia festejado com muita alegria, valorizando a vida deste ser único com respeito à sua individualidade.

No Colégio Waldorf Micael, este dia é significativo desde o início: a classe ganha uma decoração especial para receber a criança e os colegas são convidados a fazer desenhos para o aniversariante. Os desenhos são agrupados, formando um pequeno livro que a criança levará para casa.

Em algumas turmas, o bolo é preparado junto com as crianças. Esse momento é muito marcante: além de a criança poder acompanhar um processo com começo, meio e fim, o cheiro do bolo assando na classe cria memórias afetivas de calor e amor.

A professora também prepara um presente de aniversário especial, feito à mão, pensado e escolhido com cuidado. É muito significativo para a criança receber um presente feito pelas mãos de alguém tão importante quanto sua professora.

Nesse dia também é trazida a história de vida do aniversariante, do dia de seu nascimento às principais conquistas ao longo de cada ano vivido (os primeiros passos, as primeiras palavras, seus brinquedos preferidos, seus animaizinhos de estimação)…

A história é narrada de forma poética: começa no mundo espiritual, com a criança escolhendo seus pais e preparando-se para sua vinda à Terra, e então segue descrevendo seu crescimento e desenvolvimento, trazendo dados únicos que dizem respeito apenas a ela.

Conforme a necessidade de cada criança, a professora traz um conto de fadas, uma história curativa ou outra narrativa especial. Essas histórias são selecionadas para trazer imagens que ajudem a fortalecer alguma qualidade pessoal ou apoiar a superação de desafios específicos no caminho de crescimento da criança. Essa história pode ser narrada oralmente ou apresentada através de um teatro de mesa.

Cada aniversário vivido também insere a criança no grande ritmo anual, marcando a passagem do tempo de um jeito vivo. Ano após ano, a criança experimenta, em seu próprio corpo e alma, que cresce e se transforma em sintonia com os ciclos da natureza. Essa vivência traz segurança interior e fortalece o sentimento de pertencimento.

Cada detalhe: o bolo, o presente, a história, o espaço embelezado… tudo contribui para que a criança se reconheça como única e também como parte de algo maior e assim se sinta profundamente amada em sua escola.