Quem visita as salas de aula de Ensino Fundamental numa escola Waldorf pode contemplar a beleza de lousas desenhadas com giz colorido. Essas obras de arte preparadas pelo professor de classe normalmente ilustram o tema trabalhado nas aulas de época.

Nessas aulas, que acontecem nas primeiras duas horas da manhã, a classe mergulha num assunto durante três ou quatro semanas (leia mais aqui sobre o ensino em épocas).

Quando uma época se inicia, o professor de classe prepara a sala para a mudança e elabora um novo desenho de lousa. Ele será fonte de inspiração e um convite visual para os alunos se encantarem por aquele conteúdo.

O mundo é belo

Contemplar o desenho de uma lousa alimenta a imaginação e confirma que naquele espaço o próprio ar está impregnado de experiência artística.

Além disso, dos 7 aos 14 anos a criança deve ser nutrida pelo sentimento de que o mundo é belo. Dessa forma, quando estiver nas etapas seguintes de sua biografia, terá o desejo genuíno de atuar no mundo que aprendeu a admirar.

Conhecer a importância do desenho de lousa é importantíssimo para a formação do educador Waldorf. O contraste entre luz e sombra promovido pelo giz colorido sobre o fundo escuro reforça, subliminarmente, a missão do ato educativo: trazer à luz ou revelar o que está adormecido na criança.