Começar o dia cantando para acordar o corpo fazendo movimentos simples, mas cheios de significado. Acordar os pés, as mãos, fazer o gesto do abraço, imitar o estouro da pipoca ou da chuva caindo e despedir-se quando chega a hora de voltar pra casa. Essa é a rotina das crianças do Jardim de Infância numa escola Waldorf, conduzida com leveza e ritmo pela professora, de acordo com os princípios da euritmia, a arte de fazer dançar ideias e sentimentos que vivem em poesias e canções. Em seu aspecto pedagógico, a euritmia é essencial no currículo Waldorf, desde o Jardim até o Ensino Médio. Essa arte, no entanto, também é usada como terapia pela medicina antroposófica e como inspiração de movimentos corporais nas artes cênicas.
Origem da euritmia
Euritmia vem do grego Eurythmós = ‘ritmo verdadeiro’. Essa arte foi criada pelo filósofo e cientista austríaco Rudolf Steiner (1861-1925), ao estruturar os fundamentos da antroposofia, filosofia que fundamenta a pedagogia Waldorf. Para Steiner, a arte é a linguagem mais sublime para o ser humano expressar sua criatividade. Segundo a antroposofia, a palavra escrita ou falada nada vale por si mesma, se nela não pulsar a vida que lhe confere o sentido de verdade. A apropriação desse sentido resulta da capacidade de harmonizar as três maiores forças da alma: o pensar, o sentir e o querer. É para essa harmonização que as atividades eurítmicas se voltam, de modo que existe um movimento para cada letra e fonema. Assim também é para os tons, intervalos e acordes musicais.
Na sala de aula
O educador de uma escola Waldorf não considera o andar como um simples deslocamento no espaço tridimensional, mas sabe que o verdadeiro andar almeja uma posição equilibrada no mundo e a conquista do senso de estar bem em qualquer ambiente. O conceito de ‘ritmo verdadeiro’ das rodas de euritmia se estende para o aprendizado do falar e do pensar. Na criança do primeiro setênio, a arte eurítmica de unificar o som e o sentido em movimentos do corpo é capaz de fazer fluir a confiança de que ‘o mundo é bom’. Alimenta a vontade de cantar e dançar a poesia e a música que permeiam a vida.
No Colégio Waldorf Micael, as crianças do Jardim de Infância têm vivências semanais de euritmia com a professora Juliette Schardt. Com 30 anos de experiência nessa arte, a professora Juliette é formada em euritmia pela Escola Superior Hogeschool Helikon, em Haia, na Holanda, e especializou-se em euritmia terapêutica e extra-lesson. Clique aqui para saber mais sobre nossa Educação Infantil.