Por Pedro Damião, professor de Geografia do Colégio Micael
Na manhã de 12/03, as crianças do 4° ano e os jovens do 11°A realizaram uma agradável caminhada de estudos e descobertas pelas imediações do Colégio Micael. O objetivo da atividade foi ampliar a relação que temos com a cidade de São Paulo, a partir da compreensão das dinâmicas das paisagens, naturais e culturais, que configuram o bairro Jardim Boa Vista.
Ao longo da caminhada, observamos diferentes tipos de construções, ouvimos e vimos as águas de uma nascente que afloram na calçada de uma casa, conhecemos o córrego Itararé, o ribeirão Itaim e refletimos sobre os impactos ambientais que o ser humano causou em suas águas e margens.
Ao chegarmos em nosso destino, o alto do escadão do Mar Vermelho, nos deparamos com uma linda paisagem, que no passado foi chamada de Boa Vista. Assim, descobrimos o motivo de o bairro receber tal nome.
Do topo do morro, avistamos casas com diferentes formatos e corres, agrupamentos de grandes árvores, veículos circulando pela rodovia Raposo Tavares e, para nossa surpresa, localizamos o Colégio Micael, onde identificamos os prédios do Fundamental e do Ensino Médio e a lona do teatro.
Diante dessa boa vista, os estudantes do 4° ano realizaram lindos desenhos de observação da paisagem. Enquanto isso, a turma do 11A continuou a caminhada até a antiga pedreira, explorando o local e refletindo sobre as desigualdades sociais que marcam São Paulo.
Foi uma manhã animada e adorável, crianças e jovens se aproximaram, compartilhando um mesmo sentimento: o encantamento em conhecer um pouco mais o espaço que habitam.
As atividades foram conduzidas pelo Prof. Pedro (EM – Geografia), Profa. Stefani (4° ano), Profa. Natália (auxiliar) e Priscila (estagiária).